Geral

Detran-PI desiste de cobrar mais de R$ 200 para emissão da CNH

Depois de repercussão sobre a cobrança da CNH, Detran volta atrás

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) decidiu não cobrar mais a taxa para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação Digital no estado. 100 CNH’s já foram emitidas por assinatura eletrônica através do site do Denatran, mas de acordo com o órgão, ninguém chegou a pagar a taxa para ter o documento e que não houve intervenção do Detran-PI.

A Carteira Nacional de Habilitação Digital começa a ser uma realidade em todo país e os condutores poderão ter o documento disponibilizado em smartphones. Enquanto quase todos os estados forneciam esta vantagem de forma gratuita, no Piauí os usuários tinham que desembolsar até R$ 222,07.

Conforme o diretor geral do Detran-PI, Arão Lobão, os portadores de CNH impressa poderão preencher o cadastro necessário no Detran no ato da sua renovação, ou emissão de 2ª via, solicitação da emissão da CNH Digital junto ao Denatran, sem nenhum custo cobrado pelo Estado do Piauí.

“Essa é a razão principal de estabelecer a não cobrança por esses valores, em razão de que o serviço que o Detran está prestando se restringe ao envio do cadastro dessas pessoas a Denatran por ocasião, da emissão da 2ª via ou renovação da CNH”, disse.

O diretor esclarece ainda que todos os portadores de CNH impressa com QR Core poderão solicitar a emissão do documento junto ao Detran. “Aqueles que não tem o cadastro completo poderão se deslocar para o Detran, complementar o cadastro da CNH impressa, e sem nenhum ônus, isso será repassado ao Denatran e tornará aquele cidadão apto da sua emissão da CNH Digital no site do Denatran”, disse o diretor.

A reportagem ouviu algumas pessoas no local que disseram não concordar com esta nova CHN Digital. “Eu sou contra essa carteira, e concordo deixar do jeito que está, porque tem muita gente que não sabe ler e nem escrever. Então eu não sou a favor. Eu sei ler e tenho conhecimento, mas quem não tem vai ficar só na vontade”, disse o vigia Francinaldo.

“Rapaz, o cidadão está sendo roubado de todo jeito, não adianta correr não, o Detran não faz nada de graça não. Essa cobrança é um absurdo, melhor deixar do jeito que está”, disse um popular.

Tags
Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close
Pular para a barra de ferramentas