CidadeGeral

Cresce número de multas por tráfego ilegal nas faixas de ônibus em Teresina

Avenidas ficam estreitas e motoristas caem na cilada da faixa exclusiva

O número de multas por tráfego ilegal de veículos nas faixas preferenciais de ônibus da avenida Frei Serafim ultrapassa a marca dos 19 mil penalidades nos últimos dois meses. De acordo com Diretoria de Operação e Fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), a causa desse aumento se dá pela implementação de novas tecnologias, que facilitaram a identificação dos veículos que andam na faixa dos coletivos.

Em entrevista à TV Cidade Verde, o diretor de Operação e Fiscalização da Strans, coronel Jaime Oliveira, explicou que a o crescimento nas ocorrências de multas decorre da mudança no monitoramento na avenida.

    Reprodução/TV Cidade Verde

“Quando alguém acessava essa faixa do ônibus, que o agente de trânsito dava um ‘zoom’ na placa e ia fazer a anotação da placa, cor e marca do veículo, 100, 200 outros veículos acessavam as mesmas duas faixas e não eram penalizados. Com o advento da transferência desse procedimento para as máquinas, para os equipamentos que nós temos hoje, ao longo de toda a avenida Frei Serafim, a terceira e a quarta faixa, que são essas vias próximas do meio-fio aqui da avenida Frei Serafim, só podem acessar essas vias hoje quem, antes do outro sensor, virar a direita”, disse o coronel.

Porém, taxistas e mototaxistas reclamam por causa das muitas multas que têm recebido por ocuparem as duas faixas, mesmo sendo permitido a eles andar por elas.

“Não tem condição da gente vir atravessando a ponte da Frei Serafim e simplesmente passar para a terceira ou quarta via de uma vez, sem ter o mínimo de espaço possível. Aqui eles colocaram o nome ônibus aí, mas a placa é muito em cima, então se você entra não tem condição de você pular para a terceira ou quarta faixa”, argumentou Landimar Gomes, mototaxista que trabalha na avenida.

O diretor de Operação e Fiscalização, coronel Jaime Oliveira, disse que para esses profissionais, as multas nos últimos dois meses serão canceladas. “As notificações dos táxis e mototáxis, que porventura tenham ocorrido de dois meses para cá, aproximadamente, todas elas serão canceladas porque os táxis e os mototaxistas que forem penalizados aqui erroneamente. O que é o erroneamente? Se ele estiver com passageiro. Se ele estiver sem passageiro, tanto o mototáxi como o táxi, ele não poderá trafegar nas duas faixas dos ônibus que são a terceira e quarta faixa da avenida Frei Serafim”, concluiu.

Tags
Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close
Pular para a barra de ferramentas