Concurso e Emprego

No Piauí, mais de 11 mil candidatos já podem conferir o resultado do Encceja

As notas podem ser acessadas após o participante informar CPF e senha

Os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2018, referentes ao Ensino Médio, já podem ser acessados pela Página do Participante. As notas podem ser acessadas após o participante informar CPF e senha.

No Piauí, 11.516 pessoas se inscreveram para tentar a certificação. “Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação deve se dirigir à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ou ao IFPI para solicitar a certificação”, explica a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (Ueja), Conceição Andrade. Ela também explica que aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar as certificadoras para solicitar a declaração parcial de proficiência.

“Com essa declaração, eles ficam liberados de fazer as provas da mesma área de conhecimento em futuras edições do Encceja. Ou, em caso de completarem as quatro áreas, podem solicitar o certificado”, diz Conceição.

Os certificados solicitados à Seduc serão entregues nas Gerências Regionais de Educação (GREs) de Floriano, Picos, Parnaíba e na 4ª GRE de Teresina, na Supervisão de Vida Escolar.

Os resultados do Ensino Fundamental serão liberados a partir de 10 de dezembro. As notas das outras três aplicações – Encceja Nacional PPL, Encceja Exterior e Encceja Exterior PPL -, bem como de quem participou da reaplicação, serão divulgadas posteriormente.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) serve para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação.

O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

O Exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil; Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas; Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior; e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Público Alvo

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no Exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que atendam ao art. 38, §1º e 2º da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996:

Tenha, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do Ensino Fundamental; ou tenha, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do Ensino Médio;

Os resultados do Encceja Nacional 2018 podem ser utilizados para fins de certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, de acordo com as seguintes diretrizes:

1) Para certificação de Conclusão ou a Declaração de Proficiência do Ensino Fundamental:

a) ter idade mínima de 15 (quinze) anos completos na data de realização da primeira prova do Encceja em 2018;

b) não ter concluído o Ensino Fundamental;

c) ter atingido o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja 2018;

d) na a área de conhecimento que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte, Educação Física e Redação, o interessado deverá obter o mínimo de 100 (cem) pontos na prova objetiva e, adicionalmente, o mínimo de 5,0 (cinco vírgula zero) pontos na prova de Redação, sem os quais não terá direito a aprovação nesta área.

2) Para certificação de Conclusão ou a Declaração de Proficiência do Ensino Médio:

a) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data de realização da primeira prova do Encceja em 2018;

b) não ter concluído o Ensino Médio;

c) ter atingido o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja 2018;

d) na área de conhecimento que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte, Educação Física e Redação, o interessado deverá obter o mínimo de 100 (cem) pontos na prova objetiva e, adicionalmente, o mínimo de 5,0 (cinco vírgula zero) pontos na prova de Redação, sem os quais não terá direito a aprovação nesta área.

O Encceja 2018 Certificado é aquele procurado por maior parte dos candidatos: esse documento reconhece de forma oficial que o estudantes conseguiu cumprir de forma integral todos os componentes curriculares (todas as matérias) do núcleo comum do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Ou seja, o certificado garante que você terminou os estudos.

A Declaração Proficiência Encceja 2018 é diferentes do certificado. Esse tipo de documento de certificação parcial comprova que o aluno conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares (disciplinas) nos campos avaliados pelo Encceja – tanto no nível Fundamental ou Médio.

Para conferir o resultado, acesse a Página do Participante.

Tags
Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close
Pular para a barra de ferramentas