Piauí

Conheça os 30 municípios do Estado do Piauí que estão no novo Mapa do Turismo Brasileiro

Relação foi divulgada na segunda-feira, dividindo cidades por categorias e regiões

Ao total, 30 municípios piauienses estão inseridos no novo Mapa do Turismo do Brasil 2019-2021. A nova relação foi divulgada na segunda-feira (26) e divide os municípios por polos e categorias. As 30 cidades piauienses estão dividas em 6 polos, sendo eles: Polo das Origens, Polo das Nascentes, Polo Histórico Cultural, Polo Costa do Delta, Polo Costa Teresina, Polo Aventura e Mistério.

Sobre o mapa

O novo mapa foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU). Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Imagem relacionada

Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Benefícios

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Imagem relacionada

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem.

Os municípios do Piauí contemplados no mapa são:

Acauã
Alvorada do Gurguéia
Amarante
Avelino Lopes
Barras
Belém do Piauí
Bom Jesus
Buriti dos Montes
Cajueiro da Praia
Castelo do Piauí
Coronel José Dias
Cristino Castro
Francinópolis
Gilbués
Ilha Grande
José de Freitas
Juazeiro do Piauí
Luís Correia
Monsenhor Gil
Oeiras
Pajeú do Piauí
Parnaíba
Pedro II
Pimenteiras
Pio IX
Santa Cruz dos Milagres
São Raimundo Nonato
Socorro do Piauí
Teresina
Valença do Piauí

Tags
Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close
Pular para a barra de ferramentas