Cidade

Teresina recebe mais 20 mil doses de vacina contra a gripe, diz fundação de saúde

Continua grande a procura pela vacina do H1N1

A Fundação Municipal de Saúde recebeu na manhã desta sexta-feira (18) mais um lote de vacinas contra a influenza, também conhecida como gripe. Foram 20 mil doses que já estão sendo distribuídas nas mais de 100 salas de vacina espalhadas por toda a cidade.

As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde, que dividiu a entrega em pequenos lotes a serem distribuídos durante todo o período da Campanha Nacional de Vacinação, que segue até o dia 1º de junho. “Teresina já recebeu, no total, 200 mil doses desde o início da campanha”, informa Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da FMS. A meta para Teresina é vacinar 193 mil pessoas em todo o município, que é baseada em números dos anos anteriores e não inclui os professores.

As doses são destinadas exclusivamente ao público alvo da campanha, formado por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz.

A prevenção, além da vacina, deve ser feita com cuidados básicos de higiene. A população precisa sempre lavar as mãos da ponta do dedo até o cotovelo com água e sabão, lavar os filtros de ar condicionado mais de uma vez por semana e arejar os ambientes, pois a circulação do ar diminui as chances de contaminação. O tratamento deve ser repouso, boa alimentação e hidratação intensa.


Fonte: Com informações da PMT
Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close