Piauí

Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual será ampliado no Piauí

O Savvis oferece à vítima atendimento emergencial, integral e multidisciplinar

O Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), da Secretaria de Estado da Saúde, está presente em diversos municípios do Piauí. Um novo plano de trabalho para a ampliação do serviço e implantação de novos protocolos foi apresentado nesta segunda-feira (18), à vice-governadora, Margarete Coelho, e ao secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A ampliação do serviço faz parte de uma ação maior, em parceria com as secretarias de Segurança, Educação e Assistência Social e Cidadania, para o combate e prevenção à violência sexual e melhor assistência à vítima. “Assinaremos um termo de cooperação para ofertar uma melhor assistência à vítima de violência sexual e trabalhar para que não ocorra. Todas as secretarias envolvidas estarão integradas, desenvolvendo esse trabalho intersetorial e multidisciplinar”, diz o secretário de Estado da Saúde.

O Savvis funciona em alguns hospitais da rede pública estadual e oferece o atendimento qualificado a vítimas deste tipo de violência, independente do gênero e idade, na qual recebem todas as profilaxias de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, como atendimento médico biopsicossocial e no caso de mulheres, contracepção de emergência. O serviço funciona 24h por dia, todos os dias da semana.

O paciente é acolhido por equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e farmacêuticos. O Savvis oferece à vítima atendimento emergencial, integral e multidisciplinar visando ao controle e aos agravos físicos e psíquicos além de encaminhar, quando necessário, aos serviços das demais redes de atenção.

Atualmente, Teresina possui o apenas o Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (Samvvis), que funciona na Maternidade Dona Evangelina Rosa com atendimento exclusivo para mulheres. Com a proposta, o serviço, para todos os gêneros, será implantado em outros Hospitais da capital.

“Estamos trabalhando para implantar os serviços de atendimento às vítimas de violência sexual, do sexo masculino, na capital. Portanto, é necessário capacitar os profissionais de saúde que irão atuar nesta área de atenção para ajudar no atendimento a vítima. O acolhimento e acompanhamento serão realizados por uma equipe multiprofissional, especialmente preparada para esse tipo de atendimento. Estamos com as discussões bem encaminhadas e em breve acredito que possamos ter esses serviços garantidos a quem necessitar”, diz a vice-governadora do Estado.

Rede de atendimento do Savvis

Atualmente, o Savvis possui locais de atendimento em:

Picos – Hospital Regional Justino Luz

Floriano – Hospital Regional Tibério Nunes

Bom Jesus – Hospital Regional Manoel de Sousa Santos

São Raimundo Nonato – Hospital Regional Senador Cândido Ferrar

Corrente – Hospital Regional João Pacheco Cavalcante

Parnaíba – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde

Campo Maior – Hospital Regional de Campo Maior

Teresina – Samvvis – Maternidade Dona Evangelina Rosa (atendimento exclusivo para mulheres)

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close