Piauí

Justiça manda governador Wellington Dias pagar reajuste integral dos professores

Governo diz que vai cumprir determinação do TJ do Piauí

O governador Wellington Dias (PT) prometeu acatar nesta segunda-feira, 13, a decisão do Tribunal de Justiça do Piauí de pagar o reajuste de 6,8% para os professores. Segundo o governador W. Dias, já neste mês de agosto, o reajuste na folha de pagamento dos servidores da educação, e por um fim em uma greve da categoria que já dura mais de três meses.

“O estado reconhece e quer cumprir o reajuste, mas também quer cumprir com a Lei. Já autorizei para que, na folha de agosto, pudéssemos encaminhar esse reajuste”, disse o chefe do executivo estadual em entrevista veiculada pela TV.

Além de exigir o acréscimo, a Corte obrigou o executivo a aplicar o retroativo ao mês de maio de 2018, período em que ficou acordada a inclusão, em contracheque, do acréscimo solicitado pela categoria educacional. A compensação também será feita, garantiu Dias: “Estamos nos preparando também para pagar a folha da diferença”.

Via assessoria de comunicação, Wellington reafirmou o cumprimento da sentença judicial. “Mesmo que não tivesse essa decisão do TJ, o compromisso era que fosse implantado o reajuste e pago a diferença imediatamente após o limite estabelecido pela lei eleitoral e pela Lei de Responsabilidade Fiscal, após o impedimento legal”, declarou.

Ele acrescentou que, para cumprimento da decisão, “resta apenas uma questão de ordem técnica, que é organizar a folha”.

Diante da promessa, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI) resolveu suspender manifestação marcada para essa quarta-feira (15). O evento ocorrerá agora no próximo dia 20.

A entidade, através de comunicado divulgado na última sexta-feira (10), também destacou que o movimento paredista – iniciado há mais de dois meses, “só acaba quando governo pagara servidor da educação”.

O executivo estadual tem menos de 48 para cumprir com a obrigação do TJ. A sentença foi divulgada nesta segunda-feira no Diário Oficial da Justiça.

Confira a matéria sobre a decisão do Tribunal de Justiça:
TJ obriga governo do Estado a pagar reajuste de 6,8% aos professores.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close