Geral

Morre em Teresina aos 84 anos o Arcebispo Dom Celso José Pinto da Silva

Dom Celso passou mal e foi internado no HUT mas não resistiu e veio a óbito

Morreu na madrugada desta sexta-feira, 28, no Hospital de Urgência de Teresina, HUT, o arcebispo emérito de Teresina, Dom Celso José Pinto da Silva. Ele tinha 84 anos.

Dom Celso José estava em casa, na zona Sul da capital, quando passou mal. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, realizou os primeiros socorros e encaminhou o arcebispo a unidade de saúde, mas ele não resistiu.

Em nota, a Arquidiocese de Teresina lamentou o falecimento de Dom Celso José .

“Dom Celso José foi um verdadeiro missionário de Deus, fiel servo e anunciador da Palavra. Homem do diálogo e zeloso com as coisas de Deus. A nossa Arquidiocese e todo o Povo de Deus é grata pelos serviços prestados à obra do Pai na Igreja Particular de Teresina”. 

O governador Wellington Dias em nota de pesar também manifestou sua tristeza pela morte do arcebispo.

“A Deus pedimos também que dê ao nosso amigo o merecido repouso eterno em seu reino. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames a seus familiares e a toda a Igreja Católica”. 

O velório acontecerá na Catedral Nossa Senhora das Dores, no Centro de Teresina, durante toda esta sexta-feira (28).

Sobre o arcebispo emérito de Teresina, Dom Celso José:

Natural do Rio de Janeiro, filho de José Pinto da Silva e Rizza Soares Pinto da Silva, Dom Celso José nasceu em 29 de outubro de 1933. A ordenação presbiteral ocorreu no dia 14 de março de 1959.

Em 1978, o religioso foi ordenado Bispo no Rio de Janeiro e dois anos depois foi bispo de Vitória da Conquista na Bahia. Dom Celso foi nomeado como o 5° Arcebispo de Teresina pelo Papa João Paulo II, em 1° de Maio de 2001, onde ficou até o dia 03 de Setembro de 2008.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close