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Edimar Soares fala no TV Nils Esporte sobre a importância do marketing no futebol

Com destacado trabalho realizado em clubes como Sampaio Corrêa-MA e River-PI, Edimar Soares é dono da empresa Esporte Mais e também editor de uma revista esportiva que recebe o nome da sua empresa de marketing

Edimar Soares, um dos marqueteiros mais conhecidos do Nordeste, foi o entrevistado de Nilson Santos e Reinaldo Barros Torres no TV Nils Esporte desta Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018. Com destacado trabalho realizado em clubes como Sampaio Corrêa-MA e River-PI, Edimar Soares é dono da empresa Esporte Mais e também editor de uma revista esportiva que recebe o nome da sua empresa de marketing.

Há cerca de 15 dias, Edimar Soares assumiu o departamento de marketing do Piauí Esporte Clube e no TV Nils Esporte, disse que com o apoio de novos nomes que passam a compor a diretoria rubro-anil, pretende fazer uma revolução na imagem do Piauizão Vibrante. Fazer mudanças no escudo do clube, no hino e na estrutura do Centro de Treinamento da Toca do Rato, são ações anunciadas por Edimar Soares no TV Nils Esporte.

Com relação ao marketing esportivo, ele disse que é “a alma de um clube de futebol e que um clube sem um departamento de marketing atuante não consegue passar bem sua imagem e nem atrair investidores”. Com esse pensamento ele disse que pretende mudar a história do Piauí Esporte Clube e com o apoio dos demais diretores, formar um time muito forte em 2019 com o propósito principal de levantar a taça de campeão piauiense e voltar a disputar a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D.

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Saiba mais sobre a importância do marketing em um clube de futebol

Se existe um esporte que mobiliza multidões, inclusive pessoas que não entendem tão bem dele, é o futebol. Esta paixão nacional é capaz de fazer pessoas enfrentarem grandes filas para comprarem ingressos, engarrafamentos para chegar aos estádios e até mesmo suportar o barulho da torcida do início ao fim de uma partida.

Um fato pouco percebido é que, para quem joga futebol, ele é principalmente, um ESPORTE, mas para a grande massa que admira, acompanha e assiste, este esporte é basicamente, ENTRETENIMENTO, assim como, em suas devidas proporções, é o parque de diversões, o cinema ou um show. Isso incentiva os departamentos de marketing dos clubes a promoverem uma melhor gestão de suas marcas, atraindo cada vez mais espectadores para os estádios, sócios para os seus clubes, compras de produtos oficiais e a aquisição de novos torcedores.

É necessário que os profissionais de marketing dos clubes:

– criem campanhas que otimizem o acesso do torcedor ao estádio;

– participem da promoção da qualidade do evento, cuidando, por exemplo, da acomodação no estádio; da forma de transmissão dos jogos (este último depende de outras variáveis); ou participando da contratação/apresentação/exposição de atletas de nome e de qualidade (isso é um dos “ganchos” para trazer mais apreciadores do futebol aos estádios);

– cultivem um melhor relacionamento com a torcida (SAC 2.0, gestão de mídias sociais, atendimento presencial, entre outras atividades que tenha o objetivo de otimizar o relacionamento);

– criem produtos bonitos e de qualidade (camisas dos clubes, outros itens de vestuário, objetos e utensílios em geral) para serem comercializados em pontos estratégicos, que trabalhem uma justa política de preços e potencializem o desejo de investimento dos torcedores;

– consigam expor a marca do clube no maior número de pontos possível, conseguindo uma cobertura visual estratégica em várias praças e posicionando a marca no mercado esportivo (normalmente, os principais clubes do Brasil atuam em vários esportes além do futebol – voleibol, basquetebol, handebol, natação, entre outros).

Enfim, a gestão de marketing esportivo, especialmente no futebol, sempre terá um enorme potencial. Os campeonatos que acontecem anualmente a nível local, regional e nacional, o fato de estarmos na principal nação campeã mundial, a paixão e o apego das torcidas pelos clubes: tudo isso nos leva a crer que os clubes precisam investir cada vez mais em marketing, visto que o crescimento das marcas está diretamente ligado ao que o marketing é capaz de proporcionar.

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