Policial

Sinpoljuspi diz que agentes podem morrer com surto de tuberculose em presídios

700 agentes penitenciários vigiam mais de 5 mil presos no Piauí

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários no Estado Piauí, Kleiton Holanda, concedeu entrevista nesta quarta-feira, 16, para a TV NILS, onde falou dos problemas que estão afligindo a categoria de agentes penitenciários em todo o Estado. Ele aproveitou também para convidar toda família de agentes penitenciários para comemorar o dia do Agente Penitenciário. A data é comemorada no dia 18 de janeiro, mas festa da categoria será dia 20 clube do Sinpoljuspi.

Resultado de imagem para presos pi
Polícia não prende mais por não ter onde colocar.

Segundo Kleiton, o sistema prisional no estado está tendo muita dificuldade para poder fazer um trabalho a contento da categoria junto às mais de 16 unidades prisionais, onde apenas 700 agentes penitenciários fazem esse policiamento carcerário, para o efetivo ficar mais balanceado ainda faltam 3 mil agentes penitenciários para suprir a demanda.

“Estamos com muita defasagem de agentes penitenciários em todo o Estado do Piauí. Hoje contamos apenas com 700 agentes para policiar 5.187 detentos nos presídios e casas de custódias. Não tem como fazer um trabalho satisfatório. Precisamos de mais agentes. Nem os concursados de 2016 foram ainda chamados para aumentar o nosso efetivo. Assim fica difícil trabalhar. Temos também agentes dos sexos masculinos e femininos tendo que tirar plantões em alas que não é permitido por lei. Mas estão lá fazendo o trabalho de qualquer jeito por falta de contingente’’, disse Kleiton Holanda.

Presidente do Sinpoljuspi Kleiton Holanda com o jornalista Nilson Santos da TV NILS.

Efetivo de 700 agentes penitenciários para serem divididos com escala de 24h na grande Teresina e no restante do estado. Nossa reportagem apurou a situação mínima de agentes para fazer esse policiamento:

Casa de Custódia – 1.100 presos – Agentes – 11
Irmão Guido – 450 presos – Agentes – 07
CDP de Altos – 200 presos – Agentes – 07

Repasses

Os repasses do governo do Estado também não estão sendo repassados há mais de três meses, segundo o presidente do Sinpoljuspi. “O sindicato está cobrando ao governo do Estado e ao secretário de Justiça, Daniel Oliveira, que agilize essas demandas para que não façamos uma greve. Se isso acontecer tenho certeza que será pior, não é o queremos. Vamos esperar até o mês de março deste ano para sermos atendidos. Caso contrário, entraremos em greve”.

Surto de Tuberculose

Sobre o assunto de que poderia acontecer um surto de Tuberculose em um determinado presídio, o presidente do Sinpoljuspi foi bem enfático. “Sim, isso pode acontecer. Já perdemos um preso e um policial que morreu por causa de uma tuberculose. Temos também uma policial que está se tratando da Tuberculose que pegou em dos nossos presídios. Estamos correndo atrás da FMS, da SESAPI, para que eles entrem nos presídios e vejam a real situação. Disse Kleiton Holanda.

TVNilsonline www.tvnils.com.br

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close