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Autora de livro sobre Síndrome de Down diz que falta de informação é a maior barreira

Para a professora, a escola pública municipal vem abrindo portas para as crianças especiais

Como ajudar crianças com Síndrome de Down a desenvolverem suas habilidades na escola é um dos principais ensinamentos do livro lançado pela professora Lorena de Jesus nesta quarta-feira (20), na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Lorena é professora da Rede Municipal de Ensino de Teresina e produziu o livro com mais dois estudiosos do curso de pedagogia: Francisco Soares e Maria de Jesus Rodrigues.

As pesquisas iniciadas durante a graduação ganharam vida a partir das experiências dos autores com a prática em sala de aula, onde se depararam com alunos com Síndrome de Down. Até o lançamento da obra, a professora Lorena conta que vivenciou diversas situações com estudantes, tanto em escolas públicas quanto privadas, e comprovou que o preconceito e a falta de informação ainda são os grandes desafios.

“Temos poucos estudos sobre o assunto, por isso senti mais vontade de me aprofundar na área. As pessoas precisam entender que a Síndrome de Down não é uma doença, que as crianças podem aprender, basta que tenham suporte, professores preparados, família bem informada e comunidade aberta à inclusão”, explica.

Para a professora Lorena, a escola pública municipal vem avançando no que diz respeito a acessibilidade, abrindo portas para as crianças especiais. “Ainda precisamos avançar muito enquanto população, mas sinto que os professores estão mais dispostos, motivados e preparados para receberem os alunos com necessidades especiais. No livro destacamos como os recursos pedagógicos que são utilizados nas escolas ajudam no processo de inclusão e aprendizagem dessas crianças”, conclui.

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