Piauí

Superintendente Marcos Steiner adverte que Estado pode deixar de pagar servidores

Deficit vai obrigar o governo a optar: pago quem? O inativo, pensionista ou ativo?

A aprovação, pela Assembleia Legislativa, da Proposta de Emenda Constitucional nº 3/2019, que altera o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos do Estado é necessária e precisa ser votada antes do início do recesso. Se aprovada ainda este ano, o governo vai economizar R$ 150 milhões em 2020, previu o superintendente de Gestão da Previdência Complementar da Fundação Piauí Previdência, Marcos Steiner Mesquita.

“Vamos continuar com esse déficit aumentando cada vez mais para um bilhão e duzentos, um bilhão e trezentos, de tal forma que vai chegar o dia que, se não o governador, mas o próximo, terá que optar: hoje eu pago quem? O inativo, pensionista ou o ativo? A gente pode chegar a esse termo. Estamos trabalhando para que isso não aconteça”, explicou Marcos Steiner.

“São recursos para saúde, educação, infraestrutura, inclusive até no próprio aumento do salário dos servidores. É um recurso que é mais do que urgente para o estado. Não é que a reforma seja a solução para o problema, mas ela ameniza. Estamos trabalhando outras frentes, mas a reforma hoje é necessária. A gente está trazendo pra cá o mesmo projeto que é a emenda 103, que foi amplamente discutida. Desde o governo Temer se vem discutindo a previdência. O nosso texto é praticamente igual à emenda constitucional 103. Alteramos naquilo que poderíamos amenizar”, garante o superintendente.

Steiner citou a regra de transição. “O governo federal exige dois anos na regra de transição, aqui nós diminuímos para um ano. A economia tem que ser mais do que urgente. Ou será que não tem urgência em se ter recursos suficientes para a educação, saúde, infraestrutura no ano seguinte?”, questionou Marcos Steiner. “A gente acaba sentido que aí não tem uma discussão técnica, mas uma discussão política em razão das eleições que virão no ano que vem”, avaliou o superintendente, em entrevista à TV Cidade Verde na tarde desta segunda-feira (9).

Fonte: Paulo Pincel

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close