Piauí

Seid e Conede-PI vão realizar 10 Conferências Regionais dos Direitos da Pessoa com Deficiência em 2020

As Conferências são instrumentos de participação, avaliação e monitoramento das políticas públicas

Diante da necessidade de promover a garantia e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência nos municípios do interior do Piauí, a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) vão realizar dez Conferências Regionais dos Direitos da Pessoa com Deficiência no estado em 2020.

A primeira vai acontecer nesta sexta-feira (6), no município de São João do Piauí, com o objetivo de apresentar palestras e elaborar propostas de trabalho que serão apresentadas na V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Em São João, o evento vai abranger os municípios do Território Serra da Capivara, mais o município de Simplício Mendes, totalizando 19 cidades participantes.

Os municípios que irão receber as Conferências são São João do Piauí, Campo Maior, Paulistana, Luís Correia, Água Branca, Picos, Uruçuí, Corrente, Floriano e Barras, buscando abranger também as demais cidades de seus respectivos territórios de desenvolvimento, em parceria com as prefeituras e com os Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDES).

De acordo com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, as Conferências Regionais dos Direitos da Pessoa com Deficiência são instrumentos de participação, avaliação e monitoramento das políticas públicas. “Queremos atingir todos os 224 municípios do estado para promover um debate entre poder público e sociedade civil organizada para podermos analisar o que já avançou e o que ainda precisamos fazer”, declara.

Na oportunidade, serão realizados debates com o objetivo de pensar estratégias para manter e aprimorar o controle social, garantia de financiamento e acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas, acessibilidade nos espaços públicos, além dos desafios para comunicação universal, com base no tema central da V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cenário atual e futuro na implementação dos Direitos da pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close