Piauí

Coronavírus: Sesapi divulga novo boletim e reforça medidas de prevenção

A Sesapi confirma 15 casos suspeitos, sendo sete descartados no primeiro exame

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou na noite desta sexta-feira (13) um novo boletim sobre os casos do novo coronavírus no Piauí. Até o momento, nenhum caso foi confirmado. A Sesapi confirma 15 casos suspeitos, sendo sete descartados no primeiro exame.

Os municípios que registraram casos suspeitos foram Teresina (12), São Miguel do Tapuio (1), Picos (1) e Parnaíba (1).

A Sesapi destacou que “no Piauí, até o dia 13 de março de 2020, foram notificados 15 casos para COVID-19, destes, 07 (55,5%) foram descartados e 08 (44,4%) encontram-se em investigação.

“Destes casos suspeitos 12 tiveram histórico de deslocamento internacional para locais com transmissão da doença e 03 são contatos. Dos casos suspeitos 08 tiveram deslocamento para países com transmissão local de COVID-19. Com relação à faixa etária mais prevalente entre os casos suspeitos da doença, destaca-se a de 20 a 49 anos para ambos os sexos”;

No boletim, a Sesapi reforça medidas de prevenção e controle, como precaução padrão para evitar a doença. “Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o Covid-19”, diz

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Ficar em casa quando estiver doente.
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Governador Wellington Dias participa de reunião

O governador Wellington Dias esteve reunido, nesta sexta-feira (13), na Escola Fazendária, com os diretores-gerais e diretores-clínicos dos hospitais estaduais, para discutir as atualizações do plano de contingência contra o Covid-19. Estavam presentes também o secretário de estado da Saúde, Florentino Neto, e o líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado estadual Francisco Costa.

Um dos primeiros estados a lançar um plano de contingência, desde o dia 21 de janeiro, o Piauí trabalha medidas preventivas contra a pandemia. A partir das novas informações que chegaram recentemente sobre o coronavírus e a doença, a Secretaria de Estado da Saúde atualizou os protocolos.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close