Cidade

Prefeitura adquire mais 20 respiradores para atender casos graves de Coronavírus

Para aquisição desses equipamentos, foram investidos cerca de R$ 1 milhão de reais

A Prefeitura de Teresina está adquirindo mais 20 respiradores mecânicos com o objetivo de garantir estrutura de atendimento durante a pandemia do Coronavírus. O equipamento bombeia ar aos pulmões e é utilizado quando o paciente não consegue respirar espontaneamente.

Com a iniciativa, na próxima semana, as UPAS e os hospitais municipais receberão reforço para dar suporte aos pacientes graves que forem diagnosticados com Coronavírus. Para aquisição desses equipamentos, foram investidos cerca de R$ 1 milhão de reais.

De acordo com o presidente da FMS, Manoel Moura Neto, serão alugados mais 20 unidades. Segundo ele, o investimento é alto, porém o sistema é eficiente e ajuda a salvar vidas. “A FMS está empenhada na luta contra o Coronavírus. Nós estamos adotando várias medidas, como a melhor estruturação da rede e isso representa a nossa busca por aperfeiçoar a assistência prestada à população”.

O médico da UPA, Rogério Medeiros, afirma que a disponibilização de mais respiradores representa um avanço na rede de saúde. “Se a situação do paciente com Coronavírus evoluir para quadro grave, o pulmão pode entrar em colapso, não vai funcionar e ele pode ir a óbito. Esse quadro pode ser reversível. Ele precisará respirar artificialmente e esse equipamento dará suporte de ventilação, aumentando a possibilidade de sobrevida”.

A diretora de assistência hospitalar da FMS, Jesus Mousinho, explica ainda que, atualmente, as UPAS já possuem esses equipamentos. “Com essa nova aquisição, iremos reforçar o trabalho realizado nas salas de estabilização dos hospitais de bairro e nas salas vermelhas das UPAS. O paciente grave recebe toda a assistência necessária até ser transportado para leitos de UTI, em hospitais administrados pelo Estado”, finaliza.

Semcom

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close