Piauí

Wellington trata com prefeitos sobre plano de retorno das atividades no estado

Planejamento para os próximos meses, a fim de manter um entendimento com os diversos setores que compõem a sociedade piauiense.

O governador Wellington Dias realizou, nesta quarta-feira (22), uma reunião com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, e com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, para discutir um plano de retomada gradual das atividades no Piauí. Para o chefe do Executivo piauiense, um rigoroso procedimento deve ser estabelecido para que se construa etapas de retomada de algumas atividades. Um plano estratégico está sendo desenvolvido e será apresentado a entidades econômicas e da sociedade civil estabelecendo parâmetros para os setores, mantendo a segurança da saúde da população.

Na reunião, foi discutido um planejamento para os próximos meses, a fim de manter um entendimento com os diversos setores que compõem a sociedade piauiense. “Precisamos garantir que a população fique segura e para isso vamos estabelecer parâmetros para qualquer nova decisão nos decretos. A priori, mantemos o isolamento social e iremos manter a testagem, além das pesquisas de testagem por amostragem e coleta de dados, assim, saberemos onde temos pessoas infectadas com a Covid-19 e planejarmos as estratégias. É preciso que haja uma queda de pessoas com doenças respiratórias, como H1N1, influenza, para que, consequentemente, haja a queda na demanda por leitos de UTI. Essa proposta envolve ainda a redução da contaminação e de óbitos”, pontou Wellington.

Um outro ponto da discussão diz respeito às regras de proteção no trabalho. “Queremos aumentar as exigências de proteção no setor público e privado, ampliando essa exigência para além da máscara, álcool em gel e distanciamento. O gestor deve fazer a testagem dos seus colaboradores e informar no app Monitora Covid-19, caso tenha um trabalhador contaminado”, afirmou Dias.

O governador propôs ainda, na área da economia, elaborar um conjunto de medidas para acelerar e impulsionar a economia, tanto no setor público quanto no privado, incluindo um planejamento com o governo federal, buscando incentivo aos vários setores.

De acordo com Firmino Filho, a sintonia nas ações das prefeituras com o Estado são fundamentais para que o combate ao vírus seja efetivo. “É importante esse entendimento entre Governo do Estado e prefeituras, porque o sucesso das estratégias depende dessa coordenação. Então, de fato, esse diálogo com os profissionais da saúde e com todos os setores econômicos deve ser permanente para trazermos uma perspectiva de futuro, de saída dessa situação. Concordo perfeitamente com todas as abordagens e iremos alinhá-los com classe laboral. Sabemos que, depois de tudo isso, pelo que se tem percebido, é que o normal dificilmente vai ser igual ao que era antes”, ressaltou o prefeito de Teresina.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close