GeralPiauí

Morre em Teresina aos 89 anos o empresário João Claudino; velório será restrito

Nesta quinta-feira, 23, foi anunciado a morte do empresário e negado depois

Morreu nesta sexta-feira (24), em Teresina, o empresário João Claudino Fernandes. Ele tinha 90 anos e estava em casa, onde lutava contra um câncer.

A pedido da família, o velório de seu João será restrito devido a pandemia.

O empresário nasceu no Rio Grande do Norte e é um dos fundadores do Grupo Claudino ao lado do irmão Valdecy Claudino. O grupo é um dos maiores varejistas do país, com presença em pelo menos 15 estados.

Os negócios dos irmãos Claudino iniciaram na cidade  de  Cajazeiras,  na  Paraíba. Em 1958, eles resolveram se instalar na cidade de Bacabal, no Maranhão. Em  uma  antiga  usina  de  beneficiamento  de  arroz,  nasceu  o  Armazém Paraíba, empresa que deu origem ao Grupo Claudino.

Antes de ficar doente, seu João não parava de trabalhar, mesmo tendo os filhos engajados nos negócios da família.

“Eu trabalho porque eu gosto mesmo. Eu sei que hoje os jovens planejam melhor, mas eu estou aqui, à disposição para quem precisar traçar novos planos, para quem precisar de orientação, tirar dúvidas”, dizia.

CONHEÇA A HISTÓRIA DE UM VENCEDOR, SEU JOÃO

O empresário paraibano João Claudino Fernandes, popularmente conhecido como Seu João, chegou à Teresina em 1968, dez anos após a inauguração da primeira loja de tecido da família instalada em Bacabal, no Maranhão. A empresa recebeu nome de Paraíba, em homenagem a seu estado natal. Ao lado do irmão Valdecy Claudino, ele abriu uma filial no Centro de Teresina.

O empresário sempre contava que para ter sucesso empresarial não basta ter vocação, mas saber usar esse dom de forma correta. Não é à toa que Seu João, transformou o mercado empresarial piauiense através do Grupo Claudino, que conta com 15 empresas todas sediadas na capital Teresina, possui quase 20 mil funcionários e faturamento anual de R$ 3 bilhões.

Em entrevistas e pronunciamentos, o paraibano compartilhava que foi através das necessidades geradas na administração do Armazém Paraíba que surgiram as outras empresas do Grupo Claudino. Foram mais de 60 anos de carreira de sucesso, onde conseguiu expandir seus empreendimentos, tornando-se uma das maiores redes varejistas do Nordeste e com empresas instaladas na região Sudeste do Brasil.

O Grupo Claudino é um conglomerado que envolve várias empresas de diversos segmentos econômicos. Suas empresas têm como ponto comum uma cultura corporativa sólida, baseada em valores, como a busca de produtos e serviços de qualidade, o respeito ao consumidor, a responsabilidade socioambiental, o trabalho desenvolvido com ética e a procura constante por inovações. Hoje, o Grupo desponta como uma das forças econômicas do país com produtos e serviços comercializados em todo país, garantindo milhares de empregos diretos e indiretos.

GRUPO CLAUDINO 

No final dos anos de 1950, enquanto o Brasil vivia os chamados “Anos Dourados”, marcados por transformações econômicas e culturais, o Nordeste passava por mais uma seca que trazia prejuízos à economia regional. Nesse ambiente de desafios, os irmãos Claudino, que até então tinham seus  negócios  na  cidade  de  Cajazeiras,  na  Paraíba, buscam alternativas para suas atividades empresariais. Em 1958, resolvem se instalar na cidade de Bacabal, no Maranhão, atraídos pelas boas notícias levadas  pelos viajantes. Ali, em uma antiga usina de beneficiamento de arroz, nasceu o Armazém Paraíba, empresa que deu origem ao Grupo Claudino.

A  loja  mudou  conceitos  no  comércio  local,  realizando  promoções,  oferecendo  facilidades e trazendo para a cidade as novidades dos grandes centros. O sucesso provocou uma demanda crescente por mais produtos e a abertura de novas lojas em outras cidades.

Com  a  expansão,  em  1968  a  matriz  do  Armazém  Paraíba  é  instalada  em  Teresina,  Piauí, pela localização estratégica da cidade para o abastecimento e gestão da rede. O crescimento do Armazém Paraíba, em uma região carente de produtos e serviços, também gerou oportunidades para outros empreendimentos. Assim, viera as indústrias, agência de publicidade, construtora, gráfica, frigorífico e shopping centers, entre outros negócios que formam o Grupo Claudino.

SEPARAÇÃO

Em 2013, Valdecy e João Claudino decidiram separar os negócios. Valdecy ficou com a Socic (Sociedade Comercial Irmãs Claudino), que abriga os negócios de transportes, a administradora de cartões de crédito e um shopping.  João ficou com o grupo Claudino, que controla o Teresina Shopping, a Houston e o Armazém Paraíba.

LINHA DO TEMPO

1929 – Joca Claudino, patriarca da família Claudino, inicia sua trajetória de comerciante com uma bodega no mercado da cidade de Luís Gomes, Rio Grande do Norte. Esse pequeno negócio é o marco do Grupo Claudino.

1958 – A primeira loja do Armazém Paraíba é inaugurada em Bacabal, no Maranhão.

1966 – Através de concurso aberto ao público, é escolhido o logotipo (o chamado “emblema”) do Armazém Paraíba, uma das marcas mais lembradas nas regiões onde a empresa atua. O vencedor foi o promotor público Antônio Carlos Lobato.

1966 – Gravado o jingle “Sucesso em qualquer lugar”, que marcaria a história do Armazém Paraíba, rendendo-‐lhe inclusive o slogan que originalmente fazia parte da letra da música. O autor Alexandre Frazão era um representante comercial.

1968 – O Armazém Paraíba chega a Teresina, Piauí. Sua 11ª loja foi instalada na Rua Álvaro Mendes. Inaugurada a matriz do Armazém Paraíba em Teresina, onde funcionou o prédio da antiga Fábrica de Tecidos Piauienses, na Rua João Cabral.

1972 – Para destacar os fatos mais importantes das empresas do Grupo e motivar seus colaboradores, é lançado o informativo de circulação interna O Sucesso.

1973 – É inaugurada a Guadalajara, uma das maiores indústrias de roupas do Brasil, fabricante do jeans Onix e marcas próprias do Armazém Paraíba.

1975- O que era até então o setor de propaganda do Paraíba se transforma na Sucesso Publicidade.

1976 – A Socimol é instalada em Teresina. A fábrica passa a produzir colchões de alta qualidade, além de estofados e móveis.

1978 – O Grupo Claudino adquire a Gráfica Estado do Piauí Ltda.

1980 – Para atender à demanda crescente de reformas e construção de novas lojas, é fundada a Construtora Sucesso. Logo a empresa é reconhecida pela qualidade nos serviços e passa a atuar na construção civil e em obras públicas por todo o Brasil.

1985 – Passa a fazer parte do Grupo Claudino o Frigotil, frigorífico industrial que opera no abate e processamento de produtos de carne bovina.

1990 – A Gráfica Estado do Piauí dá origem a Halley – Gráfica e Editora, que logo passaria a atender clientes de todo o Brasil.

1994 – Sucedendo a Antonini, passa a operar a Colon Equipamentos Rodoviários, sediada em Teresina, empresa especializada na fabricação de carrocerias, contêineres, furgões e equipamentos para transporte rodoviário e cargas.

1997 – É inaugurado o Teresina Shopping, um dos maiores shoppings do nordeste do Brasil.

2000 – Fundada a fábrica de bicicletas Houston, hoje a maior empresa no segmento na América Latina.

2007 – É criada a Remanso. A empresa atua com desenvolvimento, comercialização e implementação de soluções integradas de gestão de negócios.

2011 – A Gestão Peles e Couros passa a fazer parte do conglomerado de empresas do Grupo Claudino.

2013 – Teresina Shopping amplia sua ABL (Área Bruta Locável), se tornando um dos maiores shoppings do norte-nordeste do Brasil.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close