GeralPiauí

Primeira paciente da MDER que contraiu Covid-19 recebe alta

Um dia das mães diferente e emocionante foi vivido por profissionais e uma paciente da Maternidade Dona Evangelina Rosa. Sandra Cruz é […]

Um dia das mães diferente e emocionante foi vivido por profissionais e uma paciente da Maternidade Dona Evangelina Rosa. Sandra Cruz é a primeira puérpera curada após dar entrada na unidade diagnosticada com covid-19. Ao ter a alta anunciada, a mãe recebeu homenagens e foi surpreendida com a presença da filha, que testou negativo para o novo coronavírus e veio de Palmeirais, localizado à 122 km de Teresina, seu município recepcionar a mãe.

Outra paciente, que não quis ser identificada, também recebeu alta médica e reencontrou o filho. Uma terceira mãe, também já curada, não recebeu alta, pois ainda faz uso de medicações.

Emocionada, Sandra Cruz não conteve as lágrimas ao ver a filha, que a aguardava do lado de fora da maternidade. Ela deu entrada na MDER no último dia 23 de abril e pariu no dia 25 do mesmo mês. Foram 18 dias de internação, dos quais, 16 na UTI Materna, exclusiva para casos da doença. “ Eu não tenho palavras para agradecer a essa equipe que cuidou de mim com tanta dedicação”, agradeceu ao se despedir dos profissionais da maternidade.

O diretor-geral da Maternidade, médico Francisco Macedo, destacou o orgulho que possui pela equipe da MDER , com profissionais extremamente preparados. “A recuperação das mães é fruto de muito empenho e dedicação. Além disso, a Unidade Hospitalar se adiantou e preparou uma plano de contingência para enfrentar a crise sanitária. Vamos vencer”, completa.

Referência em tratamento de alta complexidade, a Maternidade Dona Evangelina Rosa está com todos seus setores orientados e treinados para trabalhar no combate à pandemia. Na parte externa da casa, foi instalado um estande com consultório, recepção para receber gestantes, orientá-las, testá-las e classificá-las quanto ao risco, além de encaminhá-las para o local indicado. Uma ambulância é disponibilizada para transferência pacientes em casos necessários.

Além disso, A MDER dispõe 10 leitos de UTI e 16 leitos de internação clínica.  Todas as medidas para proteger pacientes e colaboradores. Não está sendo permitida a presença de acompanhantes nos Centros Cirúrgicos (CC), Obstétrico (COS) e sala de recuperação pós-anestésica. As visitas à pacientes estão suspensas.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close