ManchetePiauí

Welligton apresenta a deputados ações do Estado no enfrentamento à Covid-19

O governador ressaltou todos os esforços que vêm sendo feitos para equipar leitos clínicos e UTIs em todo o Piauí.

O governador Wellington Dias realizou, nesta quarta-feira (13), uma reunião, que durou 4 horas, via videoconferência, com deputados estaduais piauienses, afim de de dialogar, trocar ideias e esclarecer dúvidas a respeito de todas as medidas que estão sendo tomadas pelo Governo Estado do Piauí no enfrentamento ao novo coronavírus.

Depois de uma explanação inicial do governador sobre o cenário, todos os deputados presentes tiveram oportunidade de se manifestarem. Wellington ressaltou a importância de uma pactuação entre os setores da sociedade para que o distanciamento controlado seja compreendido pela população e se dispôs a sempre estar em contato com a Alepi por meio de videoconferências.

Na oportunidade, Dias ressaltou todos os esforços que vêm sendo feitos para equipar leitos clínicos e UTIs em todo o estado, fez uma explanação sobre a quantidade de novos leitos já criados, sobre os protocolos adotados pelos profissionais de saúde, a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), e ressaltou o apoio que está sendo dado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), para que os cientistas piauienses possam o quanto antes finalizar os teste dos respiradores a menor custo.

“Eles já estão finalizando os testes em bonecos e em breve iniciam os testes em humanos. Esse é um dos pontos muito positivo para o Piauí, que vai nos ajudar a equipar mais rapidamente os leitos clínicos e salas de estabilização”, comentou Wellington.

Sobre o número de casos, o chefe do Executivo piauiense destacou que pesquisas que estão sendo realizadas dão conta de que o número de casos seja 12 vezes maior que as notificações e que a taxa de reprodução do vírus está em média de 1 para dois, ou seja, cada pessoa infectada, contamina pelo menos mais duas pessoas. “Hoje já temos a confirmação de casos em 100 municípios. Estamos intensificado os testes em assintomáticos e aumentando a nossas barreiras sanitárias”, completou o governador.

Os parlamentares também discutiram o atual decreto do Governo do Estado que, com a antecipação do feriado do Dia do Piauí, vai fechar inclusive algumas atividades essenciais como supermercados, neste fim de semana, Lei Seca e interrupção de transportes interestaduais. “Todas as medidas foram apoiadas pelas parlamentares, devido à necessidade de diminuir a contaminação do coronavírus e também para evitar que tenhamos que tomar medidas ainda mais duras como o lockdown, por enquanto vai ser neste fim de semana para podermos avaliar”, disse Dias.

Em breve o governador vai agendar uma reunião específica para que os parlamentares possam discutir o plano de reorganização da economia e o retorno às atividades. Porém, já destacou que os critérios para a reabertura parcial do comércio. “Precisamos que haja uma queda na taxa de reprodução; diminuir as internações por síndromes respiratórias, ter um índice de internação igual ou menor aos dos pacientes que recebem alta, dentre outros critérios. O que vai nos permitir voltar é diminuir o índice de mortalidade. Se a gente voltar seguro, a economia cresce mais rápido”, declarou Wellington.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close