Piauí

Governador Wellington Dias vai prorrogar isolamento até o dia 22 e reabrirá três setores produtivos

Piauienses já não aquentam mais o isolamento social após vê queda no número de infectados no estado

O governador Wellington Dias (PT) vai prorrogar o decreto de isolamento social até o dia 22 de junho. A decisão foi comunicada na tarde deste sábado (6) as autoridades que participaram de reunião com o comitê ampliado e governo do estado.

A partir de segunda-feira (8), o governo vai determinar a reabertura de setores da construção civil, de serviços de saúde e setores de revenda de veículos automotores.

O governador anunciará as novas medidas na segunda-feira (8), a partir das 9h, no Palácio de Karnak.

Cada setor seguirá protocolos determinados pela Vigilância Sanitária.

O secretário estadual de Governo, Osmar Júnior, ressaltou que o governo adotou critérios epidemiológicos e econômicos, sendo 30% de fatores econômicos e 70% epidemiológico.

“Será levado em conta o número de leitos suficientes para a população e deve está abaixo de 65% de ocupação, além das  medidas sanitárias deverão ser obedecidas como o ‘novo normal’, respeitando os protocolos de cada setor”, disse Osmar Júnior.

Cada setor deverá aderir ao protocolo elaborado pela Vigilância Sanitária e toda semana será reavaliado para saber se há risco de elevar a taxa de transmissão no estado.

O Comitê Científico – composto por médicos, técnicos e pesquisadores – deu aval para o governo do estado flexibilizar setores da Construção Civil. Em reunião neste sábado (6), os representantes do comitê recomendou que o governador Wellington Dias (PT) prorrogue o isolamento social que encerra neste domingo (7).

Blog do Ademar Sousa: Governador do Piauí anuncia 'lei seca ...

A ideia é estender o isolamento para conter o avanço do novo coronavírus, mas iniciar a reabertura das atividades de baixo risco de transmissão do vírus.

Pelo levantamento, o primeiro setor a ser reaberto é o da Construção Civil. Será autorizado apenas parte do segmento como lojas de materiais de construções, de vidros e outros. O governo deverá divulgar neste domingo a prorrogação do isolamento e quais setores da construção civil serão reabertos e os critérios de avaliações. Se for confirmado o aumento de casos de forma descontrolada, o governo voltará atrás e determinará o fechamento das lojas.

O comitê apresentou dados animadores ao governador. A taxa de transmissibilidade do vírus continua em queda e chegou a 0,9. Outra informação é que há uma tendência de redução nos casos da doença comparando com os inquéritos epidemiológicos realizados de 15 de maio ao dia 31. Há uma desaceleração nos casos de infecção.

Quatro itens serão avaliados para reabertura de novos setores:

1) Número de casos da covid-19;
2) Números de óbitos;
3) Números de internação;
3) Números de ocupações hospitalares

O Comitê exige a definição de protocolos específicos para cada setor. A Vigilância Sanitária está fazendo revisões nos protocolos. Na consulta pública, apresentada pelo governo, mais de mil sugestões foram dadas para o protocolo geral que será adotado nos 224 municípios e setores produtivos.

Pela manhã o governador se reuniu com o COE (Comitê de Operações Emergenciais para o combate a Covid-19) e no final da tarde se reúne com o comitê ampliado que tem representantes de vários órgãos públicos como Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, APPM, prefeitura de Teresina, Ministério do Trabalho e Secretarias de Estado.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close