Piauí
Covid-19: Governador Wellington Dias assina decreto de flexibilização de setores e anuncia intensificação de medidas para reabertura do comércio
A decisão segue orientação do Comitê de Operações Emergenciais (COE) durante reunião realizada no fim de semana.

O governador Wellington Dias assinou nesta segunda-feira, 08, decreto prorrogando o isolamento social no Estado do Piauí até o próximo dia 22 de junho. A decisão, segundo o governador, segue orientação do Comitê de Operações Emergenciais (COE) durante reunião realizada no fim de semana.
A boa notícia para os piauienses é que o decreto prevê a reabertura de setores da construção civil, de serviços de saúde (psicológicos/fisioterapia e terapia ocupacional) e setor automotivo.
Na coletiva de imprensa Wellington Dias estava acompanhado dos secretários de Saúde, Florentino Neto, de Governo, Osmar Júnior e Desenvolvimento Econômico, Igor Nery.
Na oportunidade, o chefe do executivo estadual ressaltou que as ações adotadas pelo governo no chamando Pró- Piauí (Pacto pela Retomada Organizada), estão sendo tomadas em diálogo com os municípios e o governo federal.
“O programa prevê regras para dar passos para frente ou para trás, como o nome já diz ela (retomada) precisa ser organizada. Teresina, por exemplo, é um polo de saúde e como polo de saúde não atende só a Teresina, o prefeito tem tido essa a preocupação, que também é minha”, disse o governador.
Barreiras e Busca ativa
Wellington Dias ressaltou nesta próxima fase, que o governo continuará intensificando medidas, que segundo ele, foi crucial para a queda na transmissão de Coronavírus no Estado, como a Busca Ativa por Contaminados e as barreiras sanitárias.
“Eu vejo alguns colegas meus governadores cometendo alguns erros, nós não queremos perder de forma alguma essa coisa positiva que temos no Estado do Piauí, coisas que só o Piauí tem, como o monitora Covid-19, o Piauí foi primeiro Estado brasileiro a trazer o setor privado para as ações.
No momento em que tomamos essa decisão temos a transmissão do vírus em tendênci
a de queda”, disse ele.
Sistema de regulação
O governo do Piauí quer intensificar ainda a restrição a pacientes de outros Estados através de um sistema único de regulação.
“É um ponto que estamos nos preocupando, nos preparamos para a demanda da população do Piauí, a medida em que chegam pacientes de outros Estados isso acaba inchando a nossa rede”, reforçou o governador.
Link do plano – Plano de Retomada 4
VEJA COMO FOI A COLETIVA DO GOVERNADOR WELLINGTON DIAS