Piauí

Governo do Estado entrega 10 leitos de UTI no Hospital da Polícia Militar

São leitos de terapia intensiva tipo II adulto, destinados exclusivamente a pacientes infectados com o novo coronavírus

O Piauí ganhou mais uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desta vez, o Governo do Estado instalou 10 leitos de terapia intensiva no Hospital Dirceu Arcoverde, o Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM-PI). Inaugurada nesta terça-feira (16), a UTI será um reforço no atendimento a pacientes com a Covid-19 no estado. São leitos tipo II adulto, destinados exclusivamente a pacientes infectados com o novo coronavírus.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, com a UTI, o HPM passa a ser um hospital de alta complexidade. “Essa UTI é um incremento importante, porque tira o Hospital da Polícia Militar do caráter de atendimento de média complexidade e passa ao atendimento de alta complexidade. Cirurgias e procedimentos mais complexos poderão ser realizados aqui, a partir desta unidade de terapia intensiva. Mas neste momento em que enfrentamos a Covid-19, esta UTI será integrada à toda força de enfrentamento e assistência a pacientes infectados, por isso também a importância desta inauguração neste momento”, ressaltou o gestor.

Com os 10 leitos inaugurados no HPM, mais o acréscimo de 10 leitos de terapia intensiva implantados no Hospital Getúlio Vargas (HGV), de 10 leitos no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, outros 10 leitos contratados pela Prefeitura de Teresina no Hospital São Marcos e 10 leitos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), o Piauí deve chegar, até o fim desta semana, a 400 leitos de UTI.

“Esta é uma semana muito significativa, em razão do incremento desses leitos de UTI na operação de enfrentamento à Covid-19, isso sem contar os leitos com respiradores (clínicos e de estabilização)”, destacou Florentino Neto.

A coordenadora da UTI do HPM, Cristiana Evangelista, afirmou que já está tudo pronto para receber os pacientes, que começam a chegar a partir desta quinta-feira (18). “A UTI do HPM conta com monitores, ventiladores, ventiladores de transporte, aparelho de raios X móvel e tomografia, como diz a portaria do Ministério da Saúde. Então, a equipe está montada e estamos prontos para receber os pacientes com Covid que vieram da regulação, ou terem uma complicação no centro cirúrgico, ou que tiverem baixa nos leitos clínicos”, disse Evangelista.

Para o tenente-coronel Marcos Rogério, diretor do hospital, esse é um dia histórico, comparado à inauguração do HPM no Piauí, que passou por mudanças estruturais para que a UTI fosse instalada. “Hoje é o dia mais importante depois da inauguração do hospital. A UTI trouxe para o hospital obras e aquisições. Estamos também implantando o sistema de canalização, revitalizando os laboratórios, adquirindo máquinas e equipamentos, então, a UTI é todo esse conjunto de melhoramento que o hospital recebeu durante esse período. Só temos a agradecer aos responsáveis por tornar isso possível”, comemorou o diretor.

A implantação da UTI do HPM é um investimento do Governo do Estado, com apoio de emendas do deputado federal Fábio Abreu e do deputado estadual coronel Carlos Augusto.

Leitos Clínicos e de Estabilização

Em abril deste ano, o Hospital da Polícia Militar inaugurou 40 leitos clínicos e três leitos de estabilização, que já fazem o atendimento aos infectados com a Covid-19, recebendo pacientes regulados da rede estadual, seguindo todos os protocolos necessários para evitar contaminação pelo novo coronavírus.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close