Piauí

Lacen entrega resultados de testes de forma mais ágil com internet da Piauí Conectado

Lacen vem funcionando 24h para entregar de forma ágil os resultados dos testes da Covid-19

Receber e analisar diversas amostras laboratoriais de todo o estado não é tarefa fácil. Mas é o trabalho realizado todo os dias no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), único laboratório público do Estado responsável por atender à população do Piauí e órgãos de saúde em demandas de saúde pública. Durante a pandemia da Covid-19, o Lacen vem funcionando 24h para entregar de forma ágil os resultados dos testes a todos os municípios.

O Lacen dispõe de internet fornecida pela Piauí Conectado desde 2019 e conta com mais rapidez na resposta e liberação dos resultados de testes de todo o estado, especialmente os de Covid-19, neste período de pandemia. Os laudos emitidos pelo Laboratório Central são on-line e as unidades de saúde de todo o Piauí têm acesso aos exames de forma mais ágil, uma vez que, assim que se tem o resultado, ele já é lançado no sistema.

 

De acordo com Walterlene Gonçalves, diretora do Lacen, a unidade de saúde pode acompanhar e liberar o resultado, podendo dar início imediato ao tratamento do paciente, sem necessidade de ir ao laboratório receber os laudos impressos.

“Uma internet de qualidade tem grande importância, porque temos mais rapidez no acesso externo sem reclamações dos usuários externos, porque todas as unidades dos 224 municípios acessam nosso site para liberar nossos laudos. Então agiliza os acessos dos usuários e o acesso dos profissionais do Lacen para liberar os resultados com maior rapidez”, explica a diretora.

A internet de qualidade disponibilizada pela Piauí Conectado também está sendo essencial durante a pandemia do novo coronavírus, especialmente para o despacho dos resultados. Os técnicos recebem a amostra, realizam a triagem no sistema. As amostras são encaminhadas para o setor de análise e quando há o resultado, os profissionais o liberam no sistema. Com a dinâmica da internet, esse processo vem acontecendo de forma contínua, sem interrupções.

Segundo Mateus Sávio, coordenador de Redes de Laboratórios, o Lacen trabalha com prazos de entrega dos testes e não há mais atraso em cadastrar os laudos por conta da agilidade proporcionada pela internet, que garante estabilidade do sistema.

“Tínhamos algumas dificuldades em manter a rede e o fluxo dos exames entre as unidades de saúde de todo o estado e a referência. Com a implantação, o próprio sistema onde os exames são cadastrados e liberados ficou mais satisfatório. O sistema de ambiente laboratorial requer essa agilidade”, ressalta o coordenador.

Para Emerson Silva, diretor-presidente da Piauí Conectado, a internet de qualidade auxilia para que tanto servidores quanto a população possam ter mais qualidade no acesso a serviços, além de colaborar para que chegue cada vez mais em cidades do interior. Além disso, o Lacen conta com estrutura que garante a continuidade da internet, caso aconteça algum imprevisto.

“O Laboratório Central executa um trabalho de suma importância e necessário em todo o estado. Aliada à tecnologia e à conectividade, a Piauí Conectado disponibilizou a redundância de link para que não haja indisponibilidade de internet, ou seja, se uma conexão cair, tem outra disponível para garantir que o trabalho aconteça sem interrupções”, pontua o diretor.

Sobre a Piauí Conectado

A Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e a Agência de Tecnologia de Informação do Estado (ATI/PI).

O objetivo do projeto Piauí Conectado é modernizar os serviços públicos e a comunicação do Estado, elevando o nível de desenvolvimento tecnológico do Piauí com a oferta de soluções tecnológicas nas áreas prioritárias do governo: educação, segurança e saúde.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close