Piauí

Canal Educação disponibiliza transcrição em Libras

Estudantes agora dispõe de transcrição em libras, planos de curso, repositório de experiências e podcast.

Os estudantes, professores e todos que compõem a Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí podem ter acesso às novas ferramentas da plataforma do Canal Educação. O site agora possui transcrição em libras, planos de curso, repositório de experiências e podcast.

Ao acessar www.canaleducacao.tv é possível notar uma imagem no canto esquerdo. Essa é a inteligência artificial responsável por fazer a transcrição em Libras, ou seja, Língua Brasileira de Sinais, legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. Para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais, é necessário também conhecer a gramática para combinar as frases.

Devido à importância da linguagem, e para levar maior acessibilidade aqueles que buscam por informações na plataforma, a ferramenta fica estrategicamente disponível e também oferece a opção de áudio. Basta selecionar qualquer texto. Em poucos segundos, ela vai reproduzir o conteúdo em libras.

Os Planos de Curso das aulas transmitidas pelo Canal Educação também passam a ficar disponíveis na plataforma. Para acessar, basta clicar em materiais pedagógicos, escolher a turma, depois a série. Em seguida, faça o download.

Outra novidade é o Repositório de Experiência, uma aba destinada às Gerências Regionais de Ensino (GREs). Os gerentes podem publicar as experiências das escolas, como também baixar as ações de outras unidades de ensino, proporcionando uma comunidade de interações. ?Cada GRE terá sua própria pasta para visualizar e baixar as experiências de projetos e ações das escolas da rede?, explica a diretora do Canal Educação, Viviane Carvalhedo. A ferramenta fica em “Sistemas”.

Podcast Canal Educação

No Brasil, a ascensão dos podcasts já é uma realidade. Em 2019, o consumo no país cresceu 21%, de acordo com dados do serviço de streaming Spotify. Além disso, no mesmo ano, o Brasil assumiu o segundo lugar no ranking de consumo de podcasts, segundo pesquisa do Podcast Stats Soundbites, ficando atrás apenas dos EUA.

 

 

No podcast é possível ouvir um áudio por meio dos aplicativos, proporcionando maior facilidade, sendo possível ouvir no modo offline.

Pensando nisso, a Seduc, por meio do Canal Educação, criou o Podcast Canal Educação, com conteúdo de estudo exclusivo, começando pelas habilidades do ENEM. “Já iniciamos com 18 podcasts disponíveis nas plataformas digitais. E começamos com as habilidades essenciais do Enem. Nas próximas semanas sairão conteúdos das outras modalidades”, afirma Viviane.

O podcast está disponível no Spotify, Deezer e iTunes.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close