Piauí

TFD retoma envio de crianças para realização de cirurgias de cardiopatia congênita

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o estado já enviou quatro crianças para realização desse tipo de cirurgia em outros estados.

O programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), mesmo com a pandemia do novo coronavírus já enviou quatro crianças para realização de cirurgias de cardiopatia congênita em outros estados. No ano passado, 40 crianças realizaram o tratamento fora do Piauí.

“No momento, o Piauí possui 11 crianças na fila de espera precisando fazer esse tipo de cirurgia. Na semana passada, a Sesapi enviou uma criança por meio do programa para ser operada em Recife”, explica a coordenadora do TFD, Vanessa Sousa Cruz.

Por conta da pandemia, a dificuldade para realização do procedimento aumentou e, só agora, os atendimentos estão sendo retomados, mas de forma gradativa.

“Em 2019 conseguimos possibilitar 40 cirurgias de cardiopatia congênita, mas infelizmente este ano a situação está mais delicada, já que os hospitais que recebiam essas crianças não estão chamando mais, por causa da Covid-19”, enfatiza a coordenadora.

O Tratamento Fora de Domicílio é um serviço é oferecido a quem precisa de atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em outro município ou estado quando ele é inexistente no local de origem do paciente. No ano passado, a Sesapi destinou mais de três mil passagens aéreas para os pacientes, que necessitavam desse tratamento.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close