Brasil

Anvisa impede testes de covid-19 em aeroporto, e governador aciona Itamaraty

Anvisa não permitiu que o governo do Estado submeta a testes de covid-19 os passageiros que chegam de voos internacionais

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), informou nesta 3ª feira (20.out.2020) que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não permitiu que o governo do Estado submeta a testes de covid-19 os passageiros que chegam de voos internacionais ao Aeroporto de Fortaleza.

Governador Camilo Santana disse que pediu testagem dos passageiros de voos internacionais antes do embarque, no local de origem, seguindo os princípios do Direito Internacional Público

Por esse motivo, o governo cearense enviou 1 ofício ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pedindo para que os passageiros sejam obrigados a fazer o exame no país de origem, antes do embarque para o Brasil.

Após ter solicitado apoio ao governo federal para reforçar as ações de controle sanitário no Aeroporto de Fortaleza, em virtude do aumento dos casos de covid-19 na Europa e Estados Unidos, e da Anvisa ter negado que o Governo do Estado realizasse testes nos passageiros que chegam ao Ceará vindos de voos internacionais, como propôs o nosso Governo, enviei ontem [19.out] ofício ao ministro das Relações Exteriores para que seja seguido o princípio da reciprocidade, de acordo com o Direito Internacional Público“, afirmou o governador pelas redes sociais.

Segundo Camilo, o pedido é para que as mesmas exigências feitas aos brasileiros no exterior, como a realização de exame antes do embarque, sejam aplicadas aos passageiros vindos de outros países para o Brasil.

Busco garantir mais segurança para os cearenses, prevenindo que nosso aeroporto seja porta de entrada de um novo surto de covid. Ressalto que os estrangeiros sempre foram e sempre serão muito bem recebidos no Ceará. A medida representa a proteção de todos”, disse Camilo.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close