Piauí

Kassio Marques tomará posse no STF em 5 de novembro; cerimônia será apenas virtual

Data foi definida em reunião nesta quinta entre o presidente do STF, Luiz Fux, e o ministro indicado para substituir Celso de Mello. Nome foi aprovado pelo Senado na quarta.

O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, deve tomar posse no cargo daqui a duas semanas, no dia 5 de novembro.

A data foi definida nesta quinta-feira (22) em uma audiência entre o magistrado e o presidente do STF, ministro Luiz Fux. A cerimônia, marcada para as 16h, será uma “solenidade estritamente virtual”, definiu o STF.

Marques vai substituir o ministro Celso de Mello, que se aposentou no último dia 13.

Desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Marques teve a indicação aprovada pelo Senado nesta quarta-feira por 57 votos a 10. É o primeiro nome indicado à Corte pelo presidente Jair Bolsonaro.

Antes da aprovação no plenário, Marques foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado por quase dez horas.

Ele tem 48 anos de idade e poderá permanecer no STF até 2047, quando completará 75 anos – idade pela qual os ministros se aposentam de forma compulsória, pela regra atual.

Indicação de Kassio Marques para o STF é confirmada pelo Senado

Indicação de Kassio Marques para o STF é confirmada pelo Senado

Na sabatina, Marques afirmou que:

Natural de Teresina (PI), Kassio Marques foi advogado por 15 anos, fez parte da Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí e também foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do estado.

Desde 2011, Marques é um dos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), cuja sede fica em Brasília. Ele foi escolhido para o tribunal pela então presidente Dilma Rousseff e ingressou na Corte na cota de vagas para profissionais oriundos da advocacia.

G1

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close