Piauí

Wellington destaca que nova sede do Tribunal de Justiça é uma vitória para o Judiciário

Nova estrutura abrigará quatro câmaras para atender às Secretarias Cíveis e Criminais, 22 gabinetes para os desembargadores, plenário e demais setores ligados à presidência.

O governador Wellington Dias participou, nessa segunda-feira (7), da inauguração da nova sede do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), localizado na Avenida Padre Humberto Pietro Grande, zona sudeste de Teresina. A solenidade marcou os 129 anos do Judiciário no Piauí e contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o piauiense Kássio Nunes Marques, e diversas autoridades estaduais. Em atenção às regras de prevenção ao novo coronavírus, a solenidade foi restrita a convidados e transmitida de forma virtual pelo site do TJ e pela TV Assembleia.

Com estrutura moderna, o prédio é ecologicamente sustentável, com sistema de energia solar que será o maior do estado em área urbana, sistema de reaproveitamento de água das chuvas e tratamento de esgoto. Um espaço amplo e arquitetura arrojada, somando uma área de 13.170m², que abrigará quatro câmaras para atender às Secretarias Cíveis e Criminais, 22 gabinetes para os desembargadores, plenário e demais setores ligados à presidência.

O novo prédio conta também com 700 vagas de estacionamento, resolvendo um dos grandes problemas enfrentados na região onde se localiza atualmente e ainda um tribunal pleno com espaço para 230 pessoas. A nova estrutura conta também com galerias onde serão expostas, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), obras de artistas piauienses.

Os investimentos foram de aproximadamente R$ 65 milhões, sendo R$ 10 milhões em mobiliário, recursos próprios do tribunal, via Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário do Piauí (Fermojupi). O terreno foi cedido pelo Governo do Estado do Piauí, após uma desapropriação.

Na oportunidade, o governador disse que a construção do novo prédio é uma vitória para o Judiciário, é uma vitória para o povo brasileiro, em especial para o povo piauiense. “Eu me alegro porque sou testemunha e tenho participado de inaugurações, não só na capital, mas no norte, centro e sul do estado e vejo que essa preocupação com uma estrutura moderna, com equipamentos modernos. Isso demonstra a gestão bastante planejada do desembargador Erivan Lopes e destaco também ações do desembargador Sebastião Ribeiro Martins que se dedicou de forma extraordinária para esse trabalho. Em Teresina, o Estado é parceiro e, lá atrás,  garantiu a condições para aquisição do terreno, em uma nova zona para o desenvolvimento, urbanizada, e esse caminho vai ser positivo para quem trabalha e para quem precisa de serviços modernos aqui pelo Judiciário” disse Wellington Dias.

O secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, ressaltou que “a harmonia entre os poderes é um princípio importantíssimo e, no Piauí, o governador Wellington Dias tem conduzido muito bem esse diálogo, inclusive com parcerias. Essa é uma obra tão sonhada pela Justiça do Piauí e que, com certeza, vai aprimorar os resultados”.

 

O ministro do STF, Nunes Marques, foi um dos homenageados da noite, tendo sido colocada uma placa em seu nome ressaltando o feito histórico de ser o primeiro piauiense a ocupar cargo de ministro do STF.  “A nova sede marcará um novo tempo para a Justiça piauiense, com modernidade e conforto aos jurisdicionados e aos magistrados, para reforçar o trabalho de qualidade, atendendo, assim, os anseios da sociedade piauiense. Essa nova sede é a certeza de que o amanhã é agora. A casa da Justiça do Piauí está renovada e com ela a esperança do povo do Piauí em ter suas contendas de forma célere”, disse o magistrado.

O presidente do Tribunal de Justiça, Sebastião Ribeiro Martins, destacou que a obra vai dar melhores condições de atuação para desembargadores, juízes, servidores, promotores, defensores, advogados, além de oferecer mais conforto ao jurisdicionado e maior racionalidade ao uso dos recursos do tribunal. “Estamos muito felizes em poder realizar, nesta noite solene, a entrega desse novo prédio com a participação do nosso ministro do STF, do governador Wellington Dias, de todas as autoridade presentes”, disse o desembargador.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close