Política

Eleição no Senado: MDB pede ao PT que aguarde decisão sobre candidatura para anunciar apoio

Senadores do PT avaliam apoiar Rodrigo Pacheco (DEM-MG), cuja candidatura é patrocinada por Davi Alcolumbre (DEM-AP). Quatro senadores do MDB estão entre cotados para disputar.

O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), se reuniu nesta sexta-feira (8) com a bancada do PT e, segundo relatos, pediu aos petistas que aguardem a decisão do MDB sobre a disputa pela presidência da Casa para, então, anunciarem quem vão apoiar.

A bancada do PT é formada por seis senadores e avançou em conversas com Rodrigo Pacheco (DEM-MG), cuja candidatura é patrocinada pelo atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Integrantes do PT se reuniram Pacheco e o avaliaram positivamente. Para senadores petistas, ele demonstrou independência em relação ao governo e capacidade para conduzir o Senado em momentos de pressões política e populares.

A ideia dos petistas é anunciar um posicionamento após nova reunião da bancada, marcada para a próxima segunda-feira (11). O MDB não deve definir o partido até a data.

O MDB conta com 13 senadores e é a maior bancada da Casa. Quatro estão cotados para representar o partido na disputa: Eduardo Braga (AM); Eduardo Gomes (TO); Fernando Bezerra (PE); e Simone Tebet (MS);

No entanto, o PT tem fortes restrições a Eduardo Gomes e a Fernando Bezerra. Os parlamentares são os líderes do governo Jair Bolsonaro no Congresso e no Senado, respectivamente.

Os petistas também não veem com bons olhos a eventual candidatura de Simone Tebet, em razão da proximidade dela com parlamentares do grupo Muda Senado, do qual o PT diverge em várias pautas.

Espaço no comando do Senado

A bancada do PT entende que, quanto mais cedo anunciar o apoio na disputa, mais espaços estratégicos conquistará, caso o candidato apoiado seja eleito.

Os petistas pleiteiam uma vaga na Mesa Diretora da Casa e a presidência de uma comissão de maior relevância, como a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

“Quem chega mais cedo, pega o melhor lugar”, resumiu um senador da legenda.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close