Piauí

HGV realiza atividades da campanha Janeiro Branco

O hospital iniciou nesta terça-feira (26) a Semana de Conscientização, Prevenção e Cuidados com a Saúde Mental.

Com o tema “Cultivar a sua saúde mental é Flor-(ir!) A vida”, a equipe de psicologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) iniciou, nesta terça-feira (26), a Semana de Conscientização, Prevenção e Cuidados com a Saúde Mental.

O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, acompanhado do diretor-administrativo, Fernando Danda, participou do início das atividades com as equipes de plantão nos postos de Enfermagem.

Para Osvaldo Mendes, “o momento é de muita angústia e as pessoas que precisam de apoio psicológico devem procurar ajuda. Estamos passando por um momento extremamente complicado, que gera muita incerteza, angústia, depressão e nada melhor que um suporte psicológico para amenizar o que a pandemia está causando em todos nós”.

Segundo o diretor, a doença mental no Brasil ainda é muito estigmatizada e as pessoas têm vergonha de falar que estão com depressão, transtorno de ansiedade e a doença mental é uma doença como outra qualquer. “Existem os psicólogos e psiquiatras que estudaram e foram preparadas para tratar isso, então, o preconceito deve ser vencido e as pessoas devem procurar ajuda”, destaca Osvaldo Mendes.

“O evento tem como meta estimular ações da psicoeducação dos profissionais da saúde, fortalecendo a autoimagem, autoafirmação, quebrando tabus e promovendo uma reflexão sobre a importância de estarmos em dia com nosso corpo e também com nossa mente, abrindo uma visão para novas possibilidades para tratamentos e cuidados com os aspectos emocionais, prevenindo doenças e criando estratégias de como lidar com as diversas situações da vida”, destaca o psicólogo do HGV Renato Silvestre.

Segundo a coordenadora da Psicologia do HGV, Cleidiane Pinheiro, a semana em alusão ao mês do Janeiro Branco reflete o contexto da saúde mental e é importante para o hospital a execução desta reflexão com os funcionários, pois possibilita a cada pessoa lidar melhor com suas emoções e sentimentos. “A Psicologia planejou executar essas atividades durante esta semana com os funcionários, pois sabemos que hoje, mais do que nunca precisamos cuidar (cultivar) melhor a nossa saúde mental, pois a saúde precisa ser vista para além do modelo biomédico, e valorizar os estados psíquicos para que isso não venha a refletir de forma negativa nas nossas emoções, refletindo na saúde e no trabalho”, explica Pinheiro.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close