GeralPiauí

Parceria entre Estado e FMS garante mais 20 leitos de UTI Covid no Piauí

No total, até a próxima semana serão disponibilizados 50 leitos para pacientes com coronavírus na capital piauiense

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), firmou parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU) para disponibilizar mais 20 leitos de UTI exclusivos para pacientes Covid, no HU. A Sesapi vai repassar recursos da ordem de R$ 1,680 milhão para a FMS e a Fundação se compromete a ser a contratante dos leitos no HU.

Para o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a criação de novos leitos faz parte do processo de enfrentamento ao novo coronavírus, assim como a vacinação e a contenção de aglomerações. “Em relação aos leitos, estamos tentando todas as alternativas para aumentar o número e atender à população piauiense. Em primeiro lugar, faremos todas as tentativas com a criação de leitos no serviço público. Se esgotarmos as possibilidades, vamos fazer acordo com o setor privado”, afirma.

O superintendente do Hospital Universitário da UFPI, Paulo Márcio, afirma que a instituição está à disposição para ser parceiro. “Queremos colaborar e ajudar no que for possível. Na pandemia, a união é fundamental para que possamos sair mais fortalecidos”, diz. Os pacientes que saírem da UTI do HU e precisarem de leitos clínicos serão deslocados para hospital da rede municipal. No Hospital Universitário, só tem leitos de UTI.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que vai disponibilizar 20 leitos clínicos no Hospital Municipal do Dirceu Arcoverde, uma vez que o HU não tem leitos deste tipo. “Os pacientes que saem da UTI no HU podem ser direcionados para os leitos clínicos municipais e só em seguida ter alta”, esclarece Gilberto.

Além dos 20 leitos de UTI que serão abertos no Hospital Universitário, o Governo do Piauí, por meio da Sesapi, criou mais 30 leitos de Terapia Intensiva esta semana no Hospital Getúlio Vargas, Hospital Natan Portela e Hospital da Polícia Militar.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close