BrasilInternacional

Atrás de Pedro Castillo nas pesquisas, Keiko Fujimori lança “Fora Lula” no Peru

A filha do ex-ditador Alberto Fujimori se irritou com um comentário feito por Evo Morales sobre as eleições peruanas e atacou Lula; assista

Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori e candidata à presidência do Peru pelo partido Força Popular, decidiu atacar o ex-presidente Lula durante entrevista coletiva realizada na terça-feira (20). A candidata aparece atrás do sindicalista Pedro Castillo, do Peru Livre, nas pesquisas de intenções de voto para o segundo turno das eleições peruanas.

O comentário sobre o ex-mandatário brasileiro veio durante uma crítica da herdeira do ex-ditador a uma publicação feita pelo ex-presidente boliviano Evo Morales exaltando Castillo.

“Quero dizer muito claramente ao senhor Evo Morales, o senhor não se meta no meu país. Não se meta no Peru. Fora do Peru, Evo Morales! Nós não aceitaremos sua ideologia, o socialismo do século XXI. Fora comunismo, fora Maduro, fora Lula e essas ideologias que buscam destruir e trazer pobreza”, disse a candidata.

Morales usou as redes sociais na terça-feira para publicar uma foto ao lado de Castillo. “Saudamos e expressamos respeito e admiração a Pedro Castillo do Peru, que tem um programa semelhante ao nosso: revolução democrática e cultural pacífica, defesa dos recursos naturais e promoção de uma Assembleia Constituinte, em benefício do povo para que haja justiça social”, tuitou.

“Os movimentos sociais e indígenas da América Latina e do Caribe caracterizam-se não apenas por lutar e se mobilizar por nossas demandas, mas também por implementar mudanças estruturais. Sucessos para Pedro Castillo que propõe uma mudança no Peru”, completou.

O ex-presidente Lula, por sua vez, não comentou sobre o pleito peruano.

O presidente nacional do Peru Livre, Vladimir Cerrón, ironizou Keiko. “Eles ficam chocados quando Evo Morales saúda Pedro Castillo, mas quando o colombiano se intromete Alvaro Uribe [ex-presidente da Colômbia] ou o “espanhol” Vargas Llosa, nada acontece”, escreveu em seu perfil no Twitter. O escritor Mário Vargas Llosa declarou apoio a filha de Fujimori. Ele, que perdeu as eleições de 1990 para o ex-ditador, historicamente se colocava contra o fujimorismo, mas aderiu ao pacto das elites contra Castillo.

Pesquisa da Ipsos divulgada no último domingo mostra Castillo à frente de Keiko com 11 pontos percentuais de vantagem. Ele ganha principalmente por conta do apoio nas classes D e E.

Fonte: www.revistaforum.com.br

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close